terça-feira, 7 de outubro de 2008

Devo confessar que estou tomando um Chá de Cadeira na frente do computador pra escrever sobre “Chás”.
Mas é de impressionar como o costume de oferecer uma festinha (um Chá) pra reunir os amigos com a desculpa deles levarem presentes que atendam a necessidade do anfitrião se disseminou. Além dos tradicionais Chás de panela ou de bebê, já inventaram o Chá de lingerie, Chá erótico, Chá de solteiro ou chá de Bar, Chá de jardim, Chá de escritório, Chá de Banheiro, Chá oriental, Chá de casa nova, Chá de Churrasco (esse existe pra que na semana seguinte o encontro vire Cervejada e Churrasco) e o curioso Chá de relógio (cada convidado fica encarregado de levar um item que faça referência à hora que ele representa. Assim, o responsável pelas oito horas da manhã, por exemplo, deve presentear os noivos com algo que tenha a ver com o café da manhã e assim por diante.)
Bom, já que estou precisando fazer uma reforma no apartamento, pensei até em fazer um CHÁ de “Reforma e Construção”. Uma amiga leva azulejos, outra tinta, outra os empreiteiros, etc... Marcaria para o tradicional horário das Cinco e prepararia apenas chás pra emagrecer e bolo diet, afinal o verão está chegando... Apesar dessa arma secreta, acho que todas as minhas amigas vão tomar é um Chá do sumiço no dia, deixo então abaixo as dicas pra escolher as ervas e fazer um chá saudável e medicinal. Lembro que o preparo de um chá pode ser um delicioso ritual de alquimia. Ou pra quem odeia chás como a Ale, este post poderá ser uma completa Chá-tice...rs
Mazé Portugal

ESCOLHA UMA, DUAS OU VÁRIAS ERVAS COM AS SEGUINTES PROPRIEDADES:
Diuréticas: o fim da retenção hídrica
Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso ou, pior, engorda.
Ervas: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).
Digestivas: intestino regulado e barriga lisinha
Contêm substâncias que atuam no fígado, onde é fabricada a bílis, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino.
Ervas: hibisco (Hibiscus sabdariffa), cáscara- sagrada (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).
Calmantes: ansiedade sob controle
Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida.
Ervas: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis), mulungu (Erythrina mulungu) e aniz (Pimpinella anisum).
Desintoxicantes: operação limpeza
O principal papel destas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor e, com isso, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso.
Ervas: alfafa (Medicago sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), chá-verde (Camelia sinensis), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), bardana (Arctium lappa).
Emagrecedoras: ação dissolve gorduraTêm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e, principalmente, no intestino.Ervas: alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense), cana-do-brejo (Costus spicatus), graviola (Anona muricata), cabelo-de-milho (Zea mays), carqueja (Baccharis trimera), capim-limão (Cymbopogon citratus).

E MAIS:

Para síndrome pré-menstrual: chá de cavalinha com camomila e cravo.
Para inchaços: chá de folha de abacateiro.
Para gastrites e úlceras: chá de espinheira santa.
Para gases e flatulência: chá de orégano, louro, camomila, erva-doce, carqueja, hortelã e angélica.
Para diarréia: chá de maçã, de goiabeira e eucalipto.
Para sinusite crônica: chá de eucalipto com gengibre e mel .
Para gripes de inverno e verão: preparar um chá com mel, dois dentes de alho macerado com limão cortado em rodelas, algumas lascas de gengibre, canela em pau e uma pitada de noz moscada. (Tenho amigos que garantem que é tiro e queda.)
Para fortalecer pessoas com medos e insegurança: chá de cravo, canela e ginseng.
Para aumentar a serotonina (hormônio da felicidade): ao deitar, chá de camomila ou erva-doce.
Para o alívio das tristezas: chá de frutas vermelhas com cravo e canela.
Para insônia: Chá de folhas de alface (talos e parte interna da folha) com jasmim, flor de laranjeira ou casca seca de laranja, maracujá e camomila.
Para relaxar: chá de camomila, maçã ou erva-doce.
Para fadiga crônica: chá de erva-mate ou chimarrão.
Para dores de cabeça: chá de erva cidreira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa, Mazé, eu e você viramos receiteiros agora, né? hehehe Tem até uma explicação sucinta sobre as qualidades de cada bebida! Vamos fazer assim: o leitor aplica as receitas que eu indiquei para o antes e aplica as suas para o depois, que tal? ;-)
Beijo, Desaforada Pajezinha.

Mario