domingo, 1 de março de 2009

Insone sem alento


Acordou do nada. Olhou para o lado e lá estava ela. Pela tênue luz que a lua despejava através das frestas da persiana, percebeu que era realmente linda como da primeira vez que a viu. No criado mudo ainda repousava o copo plástico com água e alguns cubos de gelo esperando derreter por completo. Suspirou, sentiu um arrepio pelo frio sobre o dorso nu. Não era para tanto, ainda estavam no verão. Admirou o repouso daquela mulher que conhecera há poucos dias. Inconformava-se com aqueles lábios tão bem desenhados não se prestarem a assobiar. Aproximou a face e sentiu sua respiração frágil e tão suave que aparentava inexistir. Chegou a achar que estava morta, posto que a pulsação das omoplatas quase não se via. De bruços, sua pele morena-clara nos ombros adquiria um tom quase dourado. Ela mexeu-se e escondeu sem querer sua face: os cabelos cobriram metade do rosto, a outra metade cavou espaço no travesseiro. Ele quase a despertou para poder voltar a apreciá-la. Dedicou-se então a admirar a silhueta montanhosa e ondulada coberta pelo lençol. Logo amanheceria. Mas cadê sono quando se sabe que cada segundo é importante, quando o tempo daquela união estava se escasseando tão rápido quanto o gelo que aos poucos sumia no copo ao lado.
Ele sabia que era por pouco tempo, só não sabia quanto. Talvez um mês. Dois, se tivesse sorte. Já previa que iriam se ver com frequência cada vez maior. Que fariam uma ou duas viagens. E trocariam juras de amor, esquecendo toda a pieguice das frases feitas, dos olhares hipnotizados, das mãos que se acariciariam no escuro do cinema em busca de emoções maiores que o filme. Tudo intenso. Tudo fugaz. Pronto para acabar quando se conhecessem de verdade, e os defeitos individuais envenenassem os sonhos a dois.
Sentia-se um lobisomem de amores, alguém que deveria ser trancado quando o sol caísse para evitar causar mais lesões em corações desavisados. Incluindo o dele próprio. Beijou o alto daquela cabeça de cabelos castanhos, cheirosos de shampoo, e voltou a deitar, conformado com sua maldição. Pouca chance de cura havia para sua licantropia. Ele sabia ser vítima da maior de todas as lendas urbanas: a de que, na noite, nunca ninguém encontra amor verdadeiro.


Mario Lopes

11 comentários:

Anônimo disse...

Boa - tarde !
Tem aquela lenda que diz que à noite todos os gatos são pardos .
Luciana do Rocio

Anônimo disse...

E tem aquele gato que diz que à lenda todos pardos são noite. :-)
É verdade, Luciana. Talvez por isso ninguém encontre amor verdadeiro na noite, porque todo mundo se confunde. Mas quem sabe eu ainda encontre uma cordeira em pele de gata. ;-)
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Boa noite!

Descordo com vc! Em uma noite é possível encontrar um amor verdadeiro SIM! Já encontrei, pena que a pessoa que estava fo meu lado, não levou a sério...E hj com isso tô sofrendo pra caramba! Pois além de gostar muito dele, acabei o amando, embora ambos tem culpa nisso.
E o pior de tudo é a pessoa te deixar maluca, como me deixou.
Bom é isso, só gostaria de dizer que" vc pode sim encontrar um amor verdadeiro a noite sim"...Como aconteceu comigo...

Anônimo disse...

Há um poeta que se apaixona pela Lua todas as noites .
Mário :
Cordeira em pele de gata ?
Esta não conheço .
Mas , se quiser , eu lhe apresento umas lobas em peles de panteras .

Anônimo disse...

Há um poeta que se apaixona pela Lua todas as noites .
Mário :
Cordeira em pele de gata ?
Esta não conheço .
Mas , se quiser , eu lhe apresento umas lobas em peles de panteras .
Luciana do Rocio

Anônimo disse...

E pior de tudo... Eu evitava o máximo em dizer a mim mesma que estava já completamente apaixonada por ele, pois havia dito uma vez para minha mãe que: 'Nunca mais irei me apaixonar"...E paguei com a língua, pois no dia 17/01/09m para o dia 18/01/09,conheci o homem da minha vida, ou seja, o homem que mexeu definitivamente com a minha pessoa.
O homem que eu imaginava que nunca poderia encontrar na minha vida, que somente existisse na ficção e não na realidade...
Hj ele não sabe e nem imagina o tão meu sofrimento estou passando...
Esse homem esta me fazendo perder as noites de sono,os dias são para mim longos e de angústia... Não imaginava que poderia um dia passar isso...E que um dia um homem, conseguisse fazer isso comigo... o que ele está fazendo...principalmente nesse momento da minha vida.

Anônimo disse...

Bom, o que há em comum para cordeiras e gatas, lobas e panteras, luas e estrelas, é que o assunto é realmente complexo e que amor verdadeiro e noite lembram um pouco “O Feitiço De Áquila” – quem viu o filme vai lembrar que o personagem do Hutger Hauer não podia ver o de Michelle Pfeifer porque ele, de noite, virava lobo e ela, de dia, virava águia. Ou seja, nunca se encontravam. E essa relação paranóica se expande e contamina a arte. Olha só essa colcha de retalhos improvisada feita em cima de letras de canções pop que ficaram famosas por declamarem sobre o amor. Parece mistura de neurose com lirismo.

Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração, e quem irá dizer que não existe razão.

Você é assim, um sonho pra mim e quando eu não te vejo, eu penso em você desde o amanhecer até quando eu me deito.

E o meu erro foi crer que ficar ao seu lado bastaria, ah, meu Deus era tudo que eu queria, eu dizia o seu nome, não me abandone jamais.

Já me acostumei com a sua voz, com teu rosto e teu olhar; me partiram em dois e procuro agora o que é minha metade.

Ela demonstrou tanto prazer de estar em minha companhia, que eu experimentei uma sensação que até então não conhecia.

Sinto sua falta, não posso esperar tanto tempo assim, o nosso amor é novo, é o velho amor ainda e sempre.

Aquele gosto amargo do seu corpo ficou na minha boca por mais tempo, de amargo então, salgado ficou doce, assim que o teu cheiro forte e lento fez casa nos meus braços, e ainda leve e forte e cego e tenso, fez saber que ainda era muito e muito pouco.

Amor igual ao teu eu nunca mais terei, amor que nunca vi igual, que nunca mais verei.

Podia ter muitas garotas, mas você é diferente, você me ligou naquela tarde vazia e me valeu o dia.

O que está acontecendo? O mundo está ao contrário e ninguém reparou. O que está acontecendo? Eu estava em paz quando você chegou.

Eu quero crer no amor numa boa e que isso valha pra qualquer pessoa que realizar a força que tem uma paixão.

Feche a porta do seu quarto porque se toca o telefone pode ser alguém com quem você quer falar por horas e horas e horas.

Ela é só uma menina, e eu pagando pelos erros que eu nem sei se cometi.

Tua tristeza é tão exata e hoje em dia é tão bonito, já estamos acostumados a não termos mais nem isso.

Talvez escreva um poema no qual grite o seu nome, nem sei se vale a pena, talvez só telefone.

Já não sei dizer, se ainda sei sentir, o meu coração já não me pertence, já não quer mais me obedecer, parece agora está tão cansado quanto eu.

De você sei quase nada, pra onde vai nem por que veio, nem mesmo sei qual é a parte da tua estrada no meu caminho.

Te fiz comida, velei teu sono, fui teu amigo e te levei comigo e me diz: pra mim o que é que ficou?

É uma neurose, uma overdose, sou dependente do amor.

Eu vou cuidar, eu cuidarei dele, eu vou cuidar do seu jardim, eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele, eu cuidarei do seu jantar, do céu e do mar e de você e de mim.

Antes eu sonhava, agora já não durmo, quando foi que competimos pela primeira vez?

Você me tem fácil demais mas não parece capaz de cuidar do que possui.

Tudo que vai deixa o gosto, deixa as fotos, quanto tempo faz; deixa os dedos, deixa a memória, eu nem me lembro mais.

Me disseram que você estava chorando, e foi então que eu percebi como lhe quero tanto.

Tá tudo cinza sem você, tá tão vazio, e a noite fica sem por quê.

Se fiquei esperando meu amor passar, já me basta que então eu não sabia amar; e me via perdido e vivendo em erro sem querer me machucar de novo por culpa do amor.

Luz nos olhos para anoitecer, é só você se afastar.

Mas o teu amor me cura de uma loucura qualquer, me encostar no teu peito, e se isso for algum defeito por mim tudo bem.

Não vá embora, fique um pouco mais, ninguém sabe fazer o que você me faz.

Todo o universo pra gente se perder não foi suficiente, olha e vê; fez a minha órbita passar rente de você e tua gravidade me prender.

Eu me flagrei pensando em você, em tudo que eu queria lhe dizer, em uma noite especialmente boa não há nada mais que a gente possa fazer.

Quero te conquistar um pouco mais e mais a cada dia, satisfazer tua vontade também me sacia.

Se tudo tem que terminar assim, que pelo menos seja até o fim pra gente não ter nunca mais que terminar.

Quando um certo alguém desperta o sentimento, é melhor não resistir e se entregar.

Brigar pra que, se é sem querer, quem é que vai nos proteger; será que vamos ter de responder pelos erros a mais, eu e você.

Nós somos feitos um pro outro, pode crer.


Mario

Unknown disse...

Também acho pouco provável, mas pode acontecer. Se por acaso alguém conhecer alguém que encontrou um amor verdadeiro na noite, me dê um toque...
... quem sabe assim eu tenha um fiozinho de esperança de conseguir desencalhar. rs
Beijo.

Obs.: até chorei ao ler este texto!

Anônimo disse...

Puxa, Cá, bom saber que o texto te tocou, mas posso te dizer que, ao contrário do desfecho melancólico dele, eu passei a acreditar que esta lenda é apenas uma lenda. Enfim, não vou entrar em detalhes aqui, mas, só para te dar um alento, é sim possível encontrar amor verdadeiro na noite. Claro que é bem difícil, pois é um momento em que todo mundo quer aventuras fugazes e estamos, literalmente, fazendo uma busca no escuro. Mas acredite, é possível.
Beijo e relate se também constatar que a lenda é apenas uma lenda.

Mario

Unknown disse...

Quero um AMOR para chamar de MEU...
[Suspiro]

Anônimo disse...

Chamará, só terá de ser paciente, Cá.
Beijo.

Mario