segunda-feira, 9 de março de 2009

Tema: Sai de Retro

Vade Retro, Satanás!


Essa expressão, usada em rituais de exorcismo – para expulsar demônios e afins, acabou sendo incorporada ao nosso vocabulário como mais uma expressão idiomática que usamos quando queremos que algo se afaste de nós. Ficar doente? Vade retro!

Pesquisando, descobri uma matéria da revista Super Interessante que relata, entre outras informações, o aumento do número de exorcistas, fazendo com que, em 1999, a Igreja editasse na Europa o Ritual de Exorcismos e Outras Súplicas. O manual foi lançado no Brasil em 2005 e já vendeu 2 100 exemplares. Nele, são encontradas instruções detalhadas para empreender um ritual de exorcismo. Curioso, não? Se quiserem mais informações acerca desse tema é só acessar esse link (http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472625.shtml)

Agora, voltando ao dia-a-dia, todos temos nossos “demônios”: angústias, inquietações, indignações, problemas diversos. Para mim, uma forma de “exorcizar” esses sentimentos é colocar pra fora, seja numa boa conversa ou em uma atividade física. O importante é que eles fiquem bem longe de mim, vade retro.

Hasta la vista,
Andréa Penteado

2 comentários:

Anônimo disse...

Dedé, eu também tenho um manual de exorcismo pra indicar. O livro "Os Irmãos Karamazov", de Fedor Dostoievski. Nele, o autor descreve um contingente de várias mulheres que aparentavam estar possuídas pelo demônio. Mas, na verdade, eram apenas mulheres exaustas de cargas de trabalho desumanas e de uma condição de vida machista e repleta de segregação e apatia. Parabéns para vocês pelo Dia Internacional da Mulher, e que nunca mais esse tipo de "posseção" tome conta dos seres mais maravilhosos do universo: vocês, mulheres.
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Você como sempre, um gentleman.
Obrigada.
Beijo
Dedé