quarta-feira, 11 de março de 2009

Lenda do Tapete de Pele de Onça


Nos anos oitenta eu tinha uns parentes que moravam numa mansão antiga , localizada no bairro Cabral , em Curitiba . Eu gostava passar as férias escolares naquele lugar , pois o casarão sempre foi enfeitado com objetos interessantes e algo que sempre me chamou a atenção era um tapete de pele de onça , que ia da cabeça do animal até a sua cauda . Um certo dia eu estava brincando com esta peça , acariciando a pele da onça como se ela estivesse viva . Quando , de repente , meu padrinho Argeu disse :
- Encantada , com o tapete de onça , né ?!
- Eu comprei este objeto no interior do Rio Grande do Sul e esta pele tem uma lenda interessante :
- Quando uma onça é morta e vira tapete , dizem que ela volta a vida toda a sexta – feira de Lua cheia e anda pela casa da pessoa que comprou este objeto .
Assim contei esta história para o meu primo Rodrigo , que exclamou :
- Eu não acredito nesta lenda idiota !
Depois de falar isto , o garoto começou a chutar o tapete .
A noite chegou , olhei na folhinha e percebi que aquela seria uma sexta – feira de Lua cheia .
Quando eu estava dormindo , no meio da madrugada , senti uma criatura lambendo a minha mão . Então , abri os olhos , tive a sensação de que o tapete de onça estava olhando para mim e gritei :
- Socorro !
O meu primo , Mauro , que dormia no quarto ao lado abriu a porta e perguntou :
- O que houve ?
Deste jeito apontei para o tapete e expliquei :
- Esta onça estava me lambendo .
Desta maneira ele falou :
- Estas coisas não existem .
- Colocarei este objeto no quarto do Rodrigo .
Na manhã seguinte tomei café com Rodrigo e ele comentou :
- Tive um pesadelo com o tapete de onça .
- Sonhei que o bicho criou vida e me atacou . Acordei com a sensação de corpo mordido , mas notei que eu não tinha marca nenhuma .
A partir daquele dia passei a ter medo deste tipo de tapete .

Luciana do Rocio Mallon

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda texto de lendas???

Anônimo disse...

É uma lenda do tipo "sai de retro", anônimo. rs
Luciana, eu, como vegano, acredito que tapete de onça sempre dá medo, mas medo da maldade humana de abater um animal tão lindo (e em extinção) por pura vaidade. Sai de retro, bicho homem!

Mario

Anônimo disse...

essa coisa de onça na sala lembra aquelas cabeças de veados que os caçadores tem mania de por na parede.
acaba sendo uma combinação do tapete com os enfeites da parede e dão mais medo ainda. parece que ainda tem vida e ficam te olhando.
aff!

Unknown disse...

Pois é, eu estava hoje à tarde lendo calmamente o texto aqui quando aparece um sujeito atrás de mim no PC, "curiando" o blog, e após terminar de ler, solta um: "antes onça do que veado".
Não falei nada, tamanha a besteira que o cidadão falou...
É cada uma que me aparece...
Beijos,
Camila.

Unknown disse...

Falando em veado, só ficou faltando os chifres, rs