domingo, 22 de março de 2009

Para sempre é para sempre para sempre



O título deste post foi tirado de um cartoon veiculado há mais de duas décadas na Folha de São Paulo, no qual dois personagens conjecturavam sobre pensamentos pretensamente profundos. Se a afirmativa da tirinha tem lógica ou se é um sofisma, não vem muito ao caso discutir, mesmo porque trata-se de um raciocínio bastante evasivo. É uma frase de efeito que pode funcionar bem para abrir um texto sobre amor perpétuo, como no caso deste que você está lendo. Porém, analisando um pouco o que ela inspira, talvez queira dizer que todo e qualquer acontecimento na existência, de alguma forma, se cristaliza no tempo e ecoa na eternidade. Se aconteceu uma vez, aconteceu sempre. Podemos não recordar, mas todos temos impregnada em algum canto de nosso inconsciente a lembrança mais dolorosa de nossas vidas: nosso nascimento. Sendo assim, cada mínimo evento de nossas existências nos acompanhará até nossos últimos dias, por mais que a mente consciente não consiga resgatar a lembrança. Um romance que acabou, portanto, também se perpetua da mesma forma, não tendo sido mentira as promessas de amor “para sempre”. Só que aspiramos mais, queremos um amor eterno não só na mente, mas também no universo real (não que a mente não o seja).

O fato curioso é que, coincidentemente, o tema “Felizes Para Sempre” está encerrando a semana justamente no dia de exibição de um filme inédito que trata do mesmo assunto – vai ser apresentado na Revista RPC, após o BBB. Para quem não mora no Paraná, fica a promessa de que o link será divulgado aqui tão logo seja disponibilizado na web. Resumidamente, “Antes Que Seja Tarde” é a história de um jovem casal que finda seu romance por um motivo tolo, abortando um happy end. Poderia um “felizes para sempre” ser interrompido e retomado no futuro? Pode um amor eterno ter um hiato, uma fenda no tempo, um curto-circuito, e depois encontrar novamente sua emenda e seguir adiante? Esta é a dúvida posta à prova no filme, cujo roteiro é a adaptação de um conto da atriz, modelo e escritora Patrícia Ermel, que inclusive já se prontificou a ser colaboradora eventual deste blog. O ponto surpreendente vem do fato real que está por trás desta obra de ficção e que inspirou Patrícia: um idoso pai de família, em seu leito de morte, depois de muitos anos de casado e diante dos próprios filhos crescidos, teve por últimas palavras o nome da mulher que amou em seus distantes tempos de juventude. Num último suspiro de arrependimento, balbuciou as sílabas mágicas daquela que realmente havia sido o grande amor de sua vida. A angústia de uma existência incompleta manifestada em seus instantes derradeiros.

Co-existir, ou seja, compartilhar nossa vida com a de outro alguém, parece ser quase que uma necessidade existencial. Ao mesmo tempo em que é uma aventura da qual todos tememos o desfecho. Justamente o que nos leva a não querer um desfecho. Um álbum dos músicos que compuseram o This Mortal Coil, projeto da gravadora britânica 4AD, se intitulava “It’ll End In Tears”, nome que combinava com a melancolia das faixas e já trazia a mensagem de que toda história amorosa acaba em lágrimas, sejam elas derramadas pelo rompimento da relação ou pela morte de um dos conjunges. Voltando ao filme, esta história de uma dor que se arrasta por décadas, dirigida por Beto Carminatti e Fernando Severo (dois dos mais premiados cineastas paranaenses) vem ao encontro de um fenômeno mundial que impulsiona o fomento de produções cinematográficas que gravitam sobre a busca do amor eterno. As comédias românticas foram tema da coluna de comportamento exibida na edição 2052 da revista Isto É (03.09), em um artigo que alerta para o grande erro de milhões de pessoas acreditarem estar vendo nas telas o modelo que querem aplicado em suas vidas. O psicólogo Bjarne Holmes comenta sobre o mito do relacionamento predestinado e da ideia de que o amor prescinde de conversa: "as jovens acreditam que a felicidade será facilmente alcançada e mantida quando encontrarem a pessoa certa. Por isso, desistem facilmente de relacionamentos diante das primeiras dificuldades: acreditam que se há conflitos, não era para ser", ele afirma.

O contraponto a esta busca do amor esterno está em um trabalho acadêmico do designer Thiago Augusto Akira Matsunaga. Antes de explicar seu projeto, é necessário mencionar que ele atua na Editorial Design, uma excepcional e renomada empresa do ramo que criou a C’est La Vie, a gatinha que é mascote deste blog. Thiago desenvolveu um admirável estudo sobre a solidão humana intitulado “Curta Vida Curta”. Seu trabalho abre com a seguinte afirmativa de Arthur Schopenhauer: “A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais”. A princípio, a frase pode inspirar surpresa e inquietação, mas ao se ler os textos de Thiago ela toma ares redentores, acompanhe aqui alguns trechos da obra: “Apesar deste fantasma chamado solidão assustar os seres sociáveis, ele é parte fundamental dentro de algo muito maior, sobre-humano (...) Há casos de animais abandonados pelo grupo que acabam ficando sem rumo. Será o mesmo incômodo? O mesmo sentimento? Certamente que não. E é justamente este o ponto. O ponto aonde a solidão não age e não incomoda (...) Há espécies de cigarras que passam de 4 a 17 anos sob a terra. Preparando-se para, enfim, enxergar a luz do sol. Esta é a fase larval, aonde ela alimenta-se da seiva das raízes das árvores”. Para nós, seres humanos, uma existência no breu e na solidão por um período tão extenso é uma tortura incomensurável. Dando continuidade ao raciocínio de Thiago, podemos chegar à conclusão de que somos inferiores à cigarra em auto-suficiência. Conseguimos viver no mínimo aos pares. Ou principalmente.

O “É impossível ser feliz sozinho” da bossa nova casa com o rock melancólico de “Dos nossos planos é que tenho mais saudades, quando olhávamos juntos na mesma direção”, que ainda fecha equilibrando a lágrima na borda da pálpebra: “aonde está você agora além de aqui, dentro de mim?”. Parecemos fadados ao “Só se for a dois” de Cazuza. E talvez nem leguemos o devido crédito ao “antes só do que mal acompanhado” da sabedoria popular. Já que estamos falando de música e poesia, sabendo que dificilmente chegaremos a uma solução redentora para o dilema de viver ou não uma existência yin yang, é bom lembrar que hoje tem show de Radiohead, Kraftwerk e Los Hermanos em Sampa. Talvez eles possam de fato fechar a semana do “Felizes para Sempre” com alguma mensagem esclarecedora. Portanto, aqui estão clips das três bandas com letras que discorrem sobre a cáustica condição de nascermos incompletos. E talvez morrermos assim.


True Love Waits
Uma declaração que já começa com promessas de constituir família não pode mesmo ser banal ou leviana. Ao contrário do que canta Herbert Vianna e Marisa Monte, “o verdadeiro amor espera”. E sempre alcança.





Eu irei afogar minhas crenças
Para ter os teus filhos
Eu irei me vestir como sua sobrinha
E lavar seus pés inchados
Apenas não vá embora, não vá embora
Eu não estou vivendo
Estou apenas matando o tempo
Suas mãozinhas pequenas
Seu sorriso de gatinha doida
Apenas não vá embora, não vá embora
E o verdadeiro amor espera
Em sótãos assombrados
E o verdadeiro amor habita
Em pirulitos e batatas fritas
Apenas não vá embora, não vá embora
Apenas não vá embora, não vá embora...


Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box
O amor da sua vida pode durar a vida toda para aparecer. Ou simplesmente não aparecer. Como um pedido de tiro de misericórdia por temer não ter encontrado a pessoa certa, a letra implora: “descarte meu caso”.





Após anos de espera
Nada chegou
Como se a vida piscasse diante de seus olhos
Você percebeu.
Sou um cara tranqüilo
Descarte, descarte, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso.
Após anos de espera...
Após anos de espera
Nada chegou
E você percebeu que estava olhando, olhando pro lugar errado.
Sou um cara tranqüilo
Descarte, descarte, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.
Após anos de espera...
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.
Sou um cara tranqüilo
Descarte meu caso, descarte meu caso, descarte meu caso.


15 Steps
O não conformismo com o fim, com os erros, com a falta de motivos claros. A decepção com quem “me enrola e depois corta os fios”. Com alguém que “costumava ser legal”. E agora deixa de herança o silêncio.





Como pude terminar onde comecei?
Como pude terminar onde errei?
Não tirarei meus olhos da bola novamente.
Você me enrola e depois corta o fio.
Como pude terminar onde comecei?
Como pude terminar onde errei?
Não tirarei meus olhos da bola novamente.
Você me enrola e depois corta o fio.
Você costumava ser legal
O que aconteceu?
O gato comeu sua língua?
Seu fio desenrolou?
Um por um
Um por um
Vem para todos nós
É tão macia quanto seu travesseiro
Você costumava ser legal
O que aconteceu?
Etcetera Etcetera
Fatos para o que quer que seja
Quinze passos
E um cisalhamento
Como pude terminar onde comecei?
Como pude terminar onde errei?
Não tirarei meus olhos da bola novamente.
Você me enrola e depois corta o fio.


Punchdrunk Lovesick Singalong
“Uma bela garota pode transformar seu mundo em poeira”. Precisa dizer mais?





Eu te enrolei no meu casaco
Quando eles chegaram pra bombardear a casa
Eu não senti dor, pois ninguém consegue me tocar
Agora que estou tomado pelo seu feitiço
Uma bela garota
Uma bela garota
Pode transformar seu mundo em poeira
Me venda um carro que anda
Me venda uma casa que pára em pé
Antes eu nunca me importei
Antes eu nunca me importei
Antes eu nunca me importei
Antes, antes, antes
Uma bela garota
Uma bela garota
Pode transformar seu mundo em poeira
Uma bela garota
Uma bela garota
Pode transformar seu mundo em poeira
Eu parei bem na frente dela
Quando dispararam o primeiro tiro


Go Slowly
O fim da espera, o encontro de uma saída... música com sabor de alívio.





Vá Lentamente
Bem aqui
Vá lentamente
Venha lentamente pra mim
Eu tenho esperado
Paciente
Pacientemente
Eu não tinha notado
Mas agora eu posso ver
Que há uma saída
Que há uma saída
Que há uma saída


High And Dry
O refrão desta música implora clemência. E isso com uma melancolia tão legítima que parece impossível não sucumbir ao apelo.





Dois saltos numa semana
Eu aposto como acha que isso é engenhoso, não acha, garota?
Voando em sua moto
Observando todo chão abaixo de você desabar
Você se mataria por reconhecimento
Se mataria para nunca, jamais parar
Você quebrou outro espelho
Você está se transformando em algo que não é
Não me deixe mal
Não me deixe sozinho
Não me deixe mal
Não me deixe sozinho
Calando-se na conversa
Você será o único que não pode falar
Todo seu interior cairá em pedaços
Você apenas sentado aí desejando que ainda possa amar
Eles são os únicos que te odiariam
Quando você achar que decifrou o mundo
Eles são os únicos que cuspirão em você
Você será o único que estará gritando
Não me deixe mal
Não me deixe sozinho
Não me deixe mal
Não me deixe sozinho
Essa é a melhor coisa que você já teve
A melhor coisa que você sempre, sempre teve
Essa é a melhor coisa que você já teve
A melhor coisa que você já teve se foi
Não me deixe malNão me deixe sozinho
Não me deixe malNão me deixe sozinho

House Of Cards
A frase de abertura desta canção resume a intenção de todo amante inconformado. Difícil encontrar quem não a tenha citado ao menos uma vez na vida.





Não quero ser seu amigo
Quero ser seu amante
Não importa como isso vai acabarou como vai começar
Dê um jeito no seu castelo de cartasque eu cuidarei do meu
Saia de cima da mesae corra se esconder embaixo
A estrutura irá ruirdas vigas entrelaçadas
Jogue suas chaves na privadaDê um beijo de boa noiteEsqueça seu castelo de cartase eu vou esquecer do meu
Esqueça seu castelo de cartase eu vou esquecer do meu
Saia de cima da mesae corra se esconder embaixo
Negação, negação
Suas orelhas estão pelando
Negação, negação
Suas orelhas devem estar pelando
Negação, negação


In Limbo
O clip tem uma solução bizarra, mas ilustra o que é estar, literalmente, submerso e na busca pela luz (que é um outro alguém).





Estou no seu lado
Não há onde se esconder
Portas de armadilhas que abrem
Eu desço em espiral
Você vive num mundo de fantasia
Você vive num mundo de fantasia
Eu me perdi no mar
Não me incomode
Perdi meu caminho
Perdi meu caminho
Você vive num mundo da fantasia
Esse é o mundo mais lindo
Venha aqui
Venha aqui


Like Spinning Plates
Um clip de visual perturbador, casando com a letra, angustiante e com um rancor velado.





Enquanto você faz lindos discursos
u fui reduzido a tiras
Você me dá de comida aos leões
Um delicado balanço
Quando isso apenas parece pratos cheios
Eu estou vivendo na terra dos sonhos
Quando isso apenas parece pratos cheios
Nossos corpos flutuando pelo rio lamacento


How Can You Be Sure?
Traz a indagação mais inquietante de todo fim de relacionamento. Em especial para a parte rejeitada.





Como Você Pode Ter Certeza?
Vendo todas as coisas boas e ruins
Descendo da colina
Todas tão sofridas e trazidas ao chão
Eu estou zangado de novo
Eu estou embriagado de novo
Com todo dinheiro que devo aos meus amigos
Quando eu estou assim, como você pode ficar sorrindo, cantando?
Como você pode ter certeza?
Como você pode ter certeza?
Se você sai porta a fora
Eu irei vê-la de novo?
Se muito de mim, repousa em seus olhos
Eu estou zangado de novo
Eu estou embriagado de novo
Com todo dinheiro que devo aos meus amigos
Quando eu estou assim, como você pode ficar sorrindo, cantando?
Como você pode ter certeza?(Eu não te quero)
Como você pode ter certeza?(Eu não te quero)
Como você pode ter certeza?(Eu não te quero)
Como você pode ter certeza?(Eu não te quero)


How I made my millions
Incrível como algo que deveria nos deixar mais fortes e preparados para a vida acaba machucando tanto ao ponto de passarmos a encará-lo como ameaça. A não ser que haja um recomeço.





Eu era mais forte eu era melhor
Escolhi você agora não diga uma palavra
Não, não grite
Não importa
Deixei você sair
Te conduzi de volta
FiqueSente-se
Deixe cair
Deixe cair
Deixe cair~
Deixe cair


Motion Picture Soundtrack
No filme “Vanila Sky”, Penélope Cruz fala com língua de adaga a mesma frase que marca esta canção: “eu verei você na próxima vida”. Ouvir isso deve doer tanto nesta vida que ressoa na próxima.





Vinho tinto e pílulas para dormir
Me ajudam a voltar pros seus braços
Sexo barato e filmes tristes
Me ajudam a voltar pra onde eu pertenço
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Pare de mandar cartas
Cartas sempre acabam queimadas
Não é como nos filmes
Eles nos alimentam com mentiras inocentes
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu verei você na próxima vida
Anjo bonito
Estraçalhado no nascimento
Sem membros e sem ajuda
Eu nem consigo te reconhecer
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu acho que você é louco, talvez
Eu verei você na próxima vida


Where I End And You Begin
O medo da lacuna. Ela pode durar dias ou uma vida toda.





Onde eu termino e você começa
Há uma lacuna no meio
Há uma lacuna onde nos conhecemos
Onde eu termino e você começa
E eu sinto muito por nós
Os dinossauros vagam pela Terra
O céu se torna verde
Onde eu termino e você começa
Eu estou nas nuvens
Eu estou nas nuvens
E eu não posso, não posso descer
Eu posso assistir mas não tomar parte
Onde eu termino e você começa
Onde você, você me deixou sozinhovocê me deixou sozinho
X irá marcar o lugar
Como que dividindo as ondas
Como uma casa caindo no mar
Eu irei comer vocês todos vivos
Não haverá mais mentiras


Talk Show Host
“Você me quer, venha e me ache”, pode parecer um desafio, mas é um pedido.




Eu quero,eu quero ser alguém mais ou explodir
Flutuar sobre uma superfície
Os pássaros,os pássaros, os pássaros
Você me quer,venha e me ache
Eu estarei esperando com uma arma e um pacote de sanduíches
E nada,nada, nada, nada
Você me quer,bem, venha e destrua a porta
Você me quer, foda-se venha e destrua a porta
Eu estou pronto,
Eu estou pronto,
Eu estou pronto,
Eu estou pronto,
Eu estou pronto...


India Rubber
Já imaginou o que pode significar incomodar igual a uma nuvem?




Borracha Indiana
Foi tudo o que você tinha a dizer
Você nunca mais vai me querer daquela forma
Agora os cães tem sua carne
Eu acho que vou ligar os cabos
Eu incomodo tal qual uma nuvem
Antes que você queime no inferno
Eu vou me sufocar em seus cabelos
Foi só o pardal fazê-la sorrir
Eu instantaneamente virei seu maior fã
Como eu saberia
Que tudo era premeditado?
Eu incomodo tal qual uma nuvem
Antes que você queime no inferno
Eu vou me sufocar em seus cabelos


Jigsaw Falling Into Place
Quando acordar do pesadelo não depende de você





O quebra-cabeça se encaixa
Assim que você pega na minha mão
Assim que você anota o meu número
Assim que as bebidas chegam
Assim que eles tocam sua música favorita
E a conversa perde a graça
E você para de falar que nem uma matraca
Antes de você se cansar
Volta e se concentra
As paredes se derretem
E o seu sorriso do gato de Alice
Desfoca tudo ao seu redor
Você tem uma missão aqui
Antes da coruja piar
Antes do animal gritar
Pras câmeras de segurança
Antes do coma alcoólico
Antes de você fugir de mim
Antes de você se perder no barulho
A batida não para, não para
A batida não para, não para
Na verdade eu nunca consegui
Sempre fingi que consegui
Quem precisa de instrumentos?
Palavras são balas perdidas
Vem e deixa rolar
Vem e deixa rolar
Vem e deixa rolar
Vem e deixa rolar
Antes de você fugir de mim
Antes de você se perder no barulho
E pegar o microfone
E sair dançando, dançando, dançando...
Os quebra-cabeças se encaixam
E não há nada pra explicar
Vocês se olham quando se cruzam
Ela olha pra trás, você olha pra trás
E não só uma vez
E não só duas vezes
Faça o pesadelo sumir
Faça o pesadelo sumir
Há uma luz escondida em você
Há uma luz escondida em você
E os quebra-cabeças se encaixam


Kinetic
“Eu sempre estarei esperando por você mesmo que você jamais venha”: amor incondicional, este sim é o legítimo amor eterno.




Você está sendo levado a um caminho
Plano, velho e preguiçoso
Por favor, mova-se!
Mova-se mais rápido!
Não se afogue em sonhos neste círculo...
Eu sempre estarei esperando por você
Mesmo que você jamais venha
Mas, por favor, mova-se!
Mova-se mais rápido!
Por favor, mova-se!
Mova-se mais rápido!
Cinético,
Cinético,
Cinético,
Cinético,
Cinético...


Sulk
Quase uma oração, admitindo a escravidão à qual somos submetidos por nossos próprios hábitos: “você nunca mudará”.





Aborrecido
Você morde através do grande muro
O grande muro te morde de volta
Você senta aí e se aborrece
Senta aí e vocifera
Você é tão linda
Quando está de joelhos
Desinfetada
E ansiosa por aprazer
Às vezes você se aborrece
Às vezes você se arde
Deus descanse sua alma
Quando o amor chega
E nós já partimos
Exatamente como seu pai
Você nunca mudará
Cada vez isso que chega
Isso me come vivo
Tento me comportar
Mas isso me come vivo
Assim eu declaro um feriado
Dormindo
À deriva
Às vezes você se aborrece
Às vezes você se arde
Deus descanse sua alma
Quando o amor chega
E nós já partimos
Exatamente como seu pai
Você nunca mudará
Às vezes você se aborrece
Às vezes você se arde
Deus descanse sua alma
Quando o amor chega
E nós já partimos
Exatamente como seu pai
Você nunca mudará


Last Flowers
Uma conversa podendo fazer papel de desfibrilador.





Os eletrodomésticos se foram furiosos
Eu não posso mais continuar
Pisando nos dedos dos pés das pessoas
Pequenos idiotas arrogantes
E eu não posso encarar a noite de frente
E você pode me propor uma saída
Casas vivem e casas falam
Se você me levar até lá você terá alívio, acredite, alívio, acredite
E eu vou falar
Eu só quero conversar
Por favor não me interrompa
Apenas sente e ouça
Porque eu não posso encarar a noite de frente
E você pode me propor uma saída
Casas vivem e casas falam
Se você me levar até lá você terá alívio, acredite, alívio, acredite,
Alívio, acredite
É demais, muito brilhante, muito poderoso
Demais, muito brilhante, muito poderoso
Demais, muito brilhante, muito poderoso
Demais


My Iron Lung
Fé para suplantar a loucura. Só não se sabe se fé de que vocês irão continuar ou de que você irá sobreviver.






Você está me levando à loucura
Você faz isso todo dia
Você não faz de propósito mas isso dói como o inferno
Meu cérebro diz que eu estou recebendo dor
Uma falta de oxigênio do meu suporte vital
Meu pulmão de ferro
Éramos muito jovens para dormir
Muito cínicos para falar
Você não pode falar que estamos perdendo-o?
Coçamos nossa eterna coceira
Um puta século vinte
E nós estamos gratos pelo nosso pulmão de ferro
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Chupe
Chupe seu jovem polegar
Arrumado, esperto e estúpido
Quando a força se esgota
Apenas cantamos
Esta
Esta é nossa nova canção
Exatamente como a última
Uma total perda de tempo
Meu pulmão de ferro
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Os psiquiatras,
Eles querem tudoMeu tio Bill
Meu farol luminoso
Se você está assustada
Você pode ficar assustada,
Você pode ficar,
Está tudo bem.
Mas se você está assustada
Você pode ficar assustada,
Você pode ficar,
Está tudo bem.
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso
Os psiquiatras,
Eles querem tudo
Meu tio Bill
Meu farol luminoso


Let Down
“Ame E Dê Vexame” já alertava um livro de Roberto Freire.




Desapontado
Transportes
Motovias e trólebus
Andando e então parando
Decolando e aterrissando
A mais vazia sensação
Pessoas desapontadas
Apegando-se a frascos
E quando chega é tão decepcionante
Decepcionado e abandonado
Esmagado como um inseto no chão
Decepcionado e abandonado
Concha quebrada
Sucos fluindo
Asas arrancadas
Pernas se vão
Não fique sentimental,
Sempre acabará como um babaca
Um dia
Vão me crescer asas
Uma reação química
Histérica e inútil
Histérica e decepcionado e abandonado
Esmagado como um inseto no chão
Decepcionado e abandonado
Você sabeVocê sabe onde você está com
Pisos quebrados e instáveis fortificando-se de volta
E um dia você saberá onde você está


Rabbit In Your Headlights
“Se você fez as pazes, então os demônios são anjos”, isso traduz o significado de uma reconciliação, só não sabendo se é benção ou maldição.




Sou um coelhinho diante do seu farol
Com medo dos holofotes
Você não vem me visitar
Eu aqui largado nessa cama
Luvas brancas de borracha
Ela ri mas na verdade quer chorar
E chora quando está rindo
Dedos gordos e sangrentos
Estão levando sua alma embora
Sou um coelhinho diante do seu farol
Um cristão suburbano
Indo com a descarga
Dinheiro pra gastar...
Dedos gordos e sangrentos
Estão levando sua alma embora
Se você tem medo de morrer e tenta fugir
Verá demônios rasgando sua vida em pedaços
Mas, se você fez as pazes
Então os demônios são anjos
Te libertando desse planeta
Vermes brancos no subsolo
Presos entre as estações
Dedos de manteiga
Estou perdendo a paciência
Sou um coelhinho diante do seu farol
Um cristão suburbano
Você tem grana pra gastar...
Dedos gordos e sangrentos
Estão levando sua alma embora


Paperbag Writer
Armaduras contra escudos de papel.




Entre rápido dentro dessa bolsa de papel
Vá para casa e pare de sorrir para todos
Entre rápido dentro dessa bolsa de papel
Vá para casa e pare de sorrir para todos
Foi bom enquanto durou mas agora está acabado
Foi bom enquanto durou mas agora está acabado
Entre rápido dentro dessa bolsa de papel
Tire sua armadura, você não está em ataque
Tire sua armadura, você não está em ataque
Venha, venhaEntre rápido dentro dessa bolsa de papel
Vá para casa e pare de sorrir para todos
Entre rápido dentro dessa bolsa de papel
Vá para casa e pare de sorrir para todos
Eles eram abelhas em lâminas de vidro
Tire sua armadura, você não está em ataque
Entre rápido dentro dessa bolsa de papel
Entre rápido dentro dessa bolsa de papel


I Promisse
Fugir de alguém ou fugir do fim?




Eu Prometo
Eu não vou mais fugir, eu prometo
Mesmo quando eu ficar entediado, eu prometo
Mesmo quando você me trancar para fora, eu prometo
Eu faço minhas preces todas as noites, eu prometo
Eu não desejo que eu seja rígido, eu prometo
As crises de raiva e as conversas assustadoras, eu prometo
Mesmo quando o navio estiver destruído, eu prometo
Amarre-me à plataforma corroída, eu prometo
Eu não vou mais ficar de brincadeira, eu prometo
Mesmo quando eu ficar entediado, eu prometo
Mesmo quando você me trancar para fora, eu prometo
Eu faço minhas preces todas as noites, eu prometo
Eu não vou mais ficar de brincadeira, eu prometo


Lozenge of Love
“Eu não estarei por perto quando você realmente precisar de mim”, aviso com ares de revanche. Ou seria de lamento?




Eu me fui, todos estão se enfurecendo
Todas essas frutas, elas ainda tem gosto de veneno
Eu não estarei por perto
Quando você realmente precisar de mim
Eu não consigo dormir, porque ninguém pode me abraçar
Eu preciso de calor, um corpo sem descanso racha um pouco mais
Eu não vou ter força
Quando você realmente precisar de mim


Sing A Song For You
Todo casal tem suas músicas-tema, só que elas não acabam quando finda a relação...




Cantar uma música para você
Em meu coração é aonde eu espero muito tempo por você
Em meu sorriso eu procuro por você
Cada vez que você volta e vai embora eu choro por dentro
Meu jeito bobo, muito novo para conhecer algo mais
Em meu mundo, o diabo dança e desafia
Deixar a minha mente em qualquer lugar, até eu encontrar tranquilidade neste mundo...
Eu vou cantar uma música em todos os lugares que eu puder
Muito jovem para conhecer algo mais...
O vento me protege do frio
As estrelas do céu estão ao redor de meus olhos
Muito longe, atrás da cidade aflita
Bem merecedora das pessoas de lá
Oh, os salmos amam ouvir, então me deixe cantar uma música para você
Para melhorar o resto do seu dia
Me deixe cantar uma música para você
Única, eu tenho conhecido a muito tempo
Por favor, você poderia encontrar o tempo?


Thinking About You
“Deveria continuar te amando? (...) te vendo na cama?”, perguntas só respondidas pelo tempo.




Tenho pensado em você
Seus olhos estão em minha parede
Seus dentes por todo lugar
Mas eu ainda não sou nada
E você agora é uma estrela
E o que te importa?
Tenho pensado em você
E não há descanso
Deveria continuar te amando?
Continuar te vendo na cama?
Mas eu estou jogando comigo mesmo
E o que te importa, quando os outros homens são muito, muito melhores
Tudo que você tem
Tudo que você precisa
Quem te comprou cigarros?
E quem subornou a companhia para te ver, meu bem?
Eu Tenho pensado em você
Como você pode dormir?
Essas pessoas não são sua amigas
Elas são pagas para beijar seus pés
Elas não sabem o que eu sei
E por que você deveria se importar se eu não estou ali?
Tenho pensado em você
Deveria continuar te amando?
Continuar te vendo na cama?
Mas eu estou jogando comigo mesmo
por que você deveria se importar se eu não estou ali?
Todas as coisas que você tem
Ela nunca precisará
Todas as coisas que você tem
Eu me acabo e sangro para agradar você
Tenho pensado em você

You
Como fugir de alguém que está dentro de você?





Você é o sol e a lua, e as estrelas são você
E eu jamais poderia fugir de você
Você tenta solucionar coisas caóticas
E porque eu deveria acreditar em mim mesmo e não em você?
Você diz que o mundo irá acabar muito em breve
E porque eu deveria acreditar em mim mesmo?
Você, eu e tudo queimando no fogo
Posso me ver afundando
Queimando no fogo
Você, eu e tudo queimando no fogo
Posso me ver afundando
Queimando no fogo


Lull

Afirmar que se perdeu o controle é negligenciar que ele nunca esteve presente.




Você parou a multidão
Você chorou para quebrar o feitiço
Você acordou e sorriuEu só mordi e perdi o controle
Distraído pela irrelevância
O estresse e a tensão
O estresse e a tensão
Eu estou na calmaria
Não há nada tão estúpido
Quanto falar, falar sobre você mesmo
Mas eu queria dizer
Me desculpe por perder o controle
Distraído pela irrelevância
O estresse e a tensão
Rastejando pelo buraco da fechadura
Eu estou na calmaria


Lurgee
É quase um mantra de auto-ajuda: repetir “eu me sinto melhor agora” até que realmente suas palavras consigam convencer seus sentimentos.




Sinto-me melhor
Sinto-me melhor agora que você partiu
Fiquei melhor
Fiquei melhor
Fiquei mais forte
Sinto-me melhor
Sinto-me melhor agora que não há nada errado
Fiquei melhor
Fiquei melhor
Fiquei mais forte
Diga-me algo
Diga-me algo que eu não saiba
Diga-me uma coisa
Diga-me uma coisa
Deixe-o ir
Consegui algo
Consegui algo, o céu sabe
Consegui algo
Consegui algo que eu não sei


I Can’t
“Não era eu, era minha estranha e desagradável dúvida” – todos temos múltiplias personalidades, uma delas pode uma hora ou outra ir para o banco dos réus.




Não posso
Por favor, esqueça as palavras que eu simplesmente deixei escapar
Não era eu, era minha estranha e desagradável dúvida
Ela continua se debatendo em minha jaula
E não há nada neste mundo
Que irá contê-la
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Tantas coisas que me mantém,
Que me mantém debaixo da terra
Tantas palavras que,
Que nunca posso encontrar
Se você me abandonar agora
Eu ficarei vazio como nunca estive antes
Mesmo que eu me esforçe
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Se você me abandonar agora
Eu ficarei vazio como nunca estive antes
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tente
Eu não posso
Mesmo que eu me esforce
Mesmo que eu tenteEu não posso


Yes I Am
“Em qualquer lugar que eu vá você está sempre lá” – e depois há quem não acredite em fantasmas.




Eu me ressenti com você chamando
Eu me ressenti com a sua voz
Eu me ressenti por eu não ter escolha
Em qualquer lugar que eu vá
Você está sempre lá
Fora do carro
Ou em meu cabelo
Eu acho que eu já estive aqui antes
Sim, eu já estive aqui antes
A ultima vez você trancou
Todas as portas
E eu me ressenti com você chamando
Eu me ressenti com a sua voz
Eu me ressenti por eu não ter escolha
E sim eu sou cauteloso
Sim eu sou
Eu acho que eu te mostrei uma vez
Eu acho que eu precisei aconselhar
Você era tal ajuda
Isso é muito agradável
Eu acho que eu já estive aqui antes
Sim, eu já estive aqui antes
Mas dessa vez eu derrubei
A sua porta
E sim eu sou cauteloso
Sim eu sou cauteloso


The Model
Uma modelo descrita de maneira fria e prática. Mas, ao final, o autor não camufla seu amor platônico. O “Eu quero encontrá-la de novo” forma as eternas reticências de todo fim de romance permeado de inconformismo.




Ela é uma modelo
E ela está com uma aparência boa
Gostaria de levá-la para casa
Isso é compreensível
Ela atua arduamente para fazê-lo,
Ela sorri de tempos em tempos
Precisa apenas de uma câmera
Para mudar sua cabeça
Ela estará saindo hoje a noite,
Ela adora beber só champanhe
E ela tem sido observada de perto
Por todos os homens
Ela está fazendo seu jogo
E você pode ouvi-los dizer
Ela tem uma boa aparência
Pela beleza nós pagaremos
Ela está posando para produtos de consumo
Sempre que pode
Para cada câmera
Ela dá o melhor de si
Eu a vi na capa de uma revista
Agora ela é um grande sucesso
Eu quero encontrá-la de novo


Adeus Você
Alguém que acaba a relação, mas que ainda se importa. Um adeus de quem não consegue deixar de querer bem: “vê se te alimenta”.




Adeus você
Eu hoje vou pro lado de lá
Eu tô levando tudo de mim
Que é pra não ter razão pra chorar
Vê se te alimenta
E não pensa que eu fui por não te amar
Cuida do teu
Pra que ninguém te jogue no chão
Procure dividir-se em alguém
Procure-me em qualquer confusão
Levanta e te sustenta
E não pensa que eu fui por não te amar
Quero ver você maior, meu bem
Pra que minha vida siga adiante
Adeus você
Não venha mais me negacear
Teu choro não me faz desistir
Teu riso não me faz reclinar
Acalma essa tormenta
E se agüenta, que eu vou pro meu lugar
É bom...
Às vezes se perder
Sem ter porque
Sem ter razãoÉ um dom...
Saber envaidecer
Por si
Saber mudar de tom
Quero não saber de cor, também
Pra que minha vida siga adiante

O maior dilema não está em saber se para sempre é para sempre para sempre, mas em saber se um nunca mais pode ser nunca mais... para sempre.


Mario Lopes

2 comentários:

Anônimo disse...

para sempre é o tempo que durou este post

Anônimo disse...

Uau... este foi o comentário mais tocante, profundo, sucinto e inteligente que um post meu já recebeu. Só gostaria de saber quem foi o autor. rs
De toda forma, muitíssimo obrigado.

Mario