quinta-feira, 12 de março de 2009

Sai de retro, imperialismo masculino



Que o mundo presencia e levanta que agora é a vez de nós, MULHERES, estamos cansadas de ler, ouvir, assistir. O que eu venho levantar aqui, não só por meu orgulho feminino, mas também por ele, é nos fazer refletir do porque termos estampados em nossos livros de história e arte figuras masculinas. Por que ele, Aristóteles, e não ela? Por que ele, Mozart, e não ela? Por que Platão, Newton, Picasso, Freud, Napoleão, Carnot... e não elas? Claro que esses mesmos livros que estampam eles nos trazem uma possível resposta, que na verdade só alimenta nossa auto-piedade, mostranto toda a opressão que nós, MULHERES, sofremos.

Em berços como na Europa, onde muitos deles nasceram, nós não podíamos nem nos reunir em número igual o superior a cinco que íamos presas. Tudo bem que para nós, MULHERES, a idade média perdurou até o século XIX, e que o império levantado pelas mão branca dos homens europeus fosse dífícil de ser derrubado, É aí que entra a grande questão, será que NÓS estamos buscando isso, ou será que nos acostumamos à nossa possição submissa, confortável? Será que estamos fadadas a aceitar que memórias de grandes mulheres do passado sejam ligadas a sofrimento, como as Marias (Santas)? Será que nos conformamos em sermos homenageadas pela nossa posiçáo secundária de mãe, ou esposa? Será que vamos sempre aceitar a idéia de fugirmos para terras distantes como fez Madalena, e aceitar que pintem nossa imagem totalmente contrária ao que fomos, sem ao menos podermos ser estudadas, e deixar que cada um tire sua própria conclusão ao nosso respeito? Será que temos que morrer solitárias,em fogueiras, quando apenas pensamos em hastear nossas bandeiras?

O que eu observo, e acredito que seja a grande diferença, e que fizeram ser eles, e não elas, é que existe uma qualidade nesses grandes homens: a coragem. Eu sei que ela existe em muitas de nós, MULHERES, porém fica a meia luz no nosso intímo, e não explícita e super explorada como neles.

CORAGEM de arriscar num sonho, e contruir um avião. ]

CORAGEM de dizer não, mesmo que um universo todo espere um sim.

CORAGEM de ao observar uma maçã caindo, "se jogar" naquela teoria.

CORAGEM de explodir uma idéia, e implodir uma guerra.

CORAGEM de fazer uma extensão, um doutorado, coragem de sair in louco e defender aquela idéia, ainda que seu companheiro passe a noite com seu baby recém-nascido.

CORAGEM DE OUSAR.

CORAGEM DE ENFRENTAR.

CORAGEM DE DENUNCIAR.

CORAGEM DE LIBERTAR.

É isso que nos falta,CORAGEM! Existe uma geração à nossa frente que esperam que façamos isso, que façamos a diferença. Não podemos esperar que outras Joanas D'arcs apareçam de braços cruzados quando temos todas as ferramentas ao nosso alcance, ou apenas aceitar que assim sempre foi, assim sempre será. Nossa semana passou, e qual de nós lembramos de colocar isso no nosso blog que é essencialmente feminino? Especialmente por que ele comemora um ano nesse dia, onde estavamos nós que não nos abraçamos, ocupadas com nossas posições secundárias?

Não nos conformemos em estar "acima" apenas na horizontal. CHEGA DE NOS CONFORMARMOS EM SER MUSAS INSPIRADORAS E FICAR ALI, ALHEIA A QUESTÕES QUE SÓ NÓS TEMOS AS RESPOSTAS.

Sai de retro, imperialismo maculino. Sai de retro, machismo que existe em nós. Sai de retro, tudo que nos prende ao passado, porque agora é nossa era. Eu acredito que os gênios das mulheres, que estamparão as histórias e estórias futuras, estão muito próximas a nós, se conformando em brilhar pela metade.

Que a CORAGEM nos seja tão indispensável e utilizada como nossas bolsas!!!

UM GRANDE BEIJOS A TODAS VOCÊS, MULHERES. GRANDE BEIJO A VOCES TAMBÉM, HOMENS. DEIXO AQUI MEU MILENAR AGRADECIMENTO, POR "CANTAREM TÃO BEM NOSSAS COMPOSIÇÕES".



Maria Jaqueline

4 comentários:

Anônimo disse...

Maria, a gente não comemorou o Dia Internacional da Mulher e o aniversário do blog porque você está nos States e a festa seria incompleta sem ti. rs
Tô brincando, de fato a ocasião pedia mais. Meu álibie é que eu estava em um seminário de aikido em São Paulo. hehe
Belo manifesto, você estava empolgada, hein.
Beijo, Maria.

Mario

Anônimo disse...

Hehehehe Mário, vc tem seu álibie, mas e eu?

Nem uma "festa" virtualmente nós não fizemos...Sem mensagens sem flores...

Grande beijo, obrigada por esse espaço Mário...

rsrssrs, acho que fui de esquerda...

Maria

Anônimo disse...

Vc me emocionou com o seu texto Maria. Aliás, "eu não tolero lero-lero" e acho que esse blog poderia ter uma força maior do que a que já tem, mesmo porque todas as que escrevem são super-mulheres e têm muito mais a dizer. Parabéns pela força da sua expressão!
Bj da Lívia

Anônimo disse...

Belíssimo post, minha amiga!
Você simplesmente disse tudo.
Parabéns!
Beijos