sexta-feira, 6 de março de 2009

Meu sobrenome me irrita


Nos anos oitenta eu tinha uma amiga chamada Sílvia da Silva Pinto que não gostava do seu nome . Na hora de colocar seu nome nas provas , ela escrevia Sílvia S. P .
Uma vez uma professora perguntou :
- Sílvia , quero que você saiba que não devemos abreviar os sobrenomes .
- Por favor , qual é o seu sobrenome ?
A menina repondeu :
- Professora , não quero falar .
Mas a mestra insitiu :
- Sílvia , diga o seu sobrenome , por favor ...
- O que isto tem de mais ?
Então a menina cochichou :
- É que meu sobrenome é : da Silva Pinto .
Deste jeito a professora falou :
- O que ?
- Não escutei direito !
A garota levantou – se da carteira , cochichou as palavras no ouvido da mestra e depois exclamou em voz alta :
- Escutou como o meu sobrenome é feio , professora ?!
Alguns anos se passaram então eu e minha amiga Sílvia da Silva Pinto fomos nos matricular numa academia de ginástica . Chegando lá pegamos a senha e a recepcionista , uma jovem que aparentava ter menos de dezoito anos , chamou pelo número de minha colega . Então esta secretária disse :
- Identidade , por favor !
Minha amiga deu o documento para a garota , que comentou em voz alta :
- Sílvia da Silva Pinto ?!
- Este nome é engraçado ...
- Os nomes Sílvia e Silva me lembram de várias canções . Sílvia é o nome de uma música da banda Caminha de Vênus e o sobrenome Silva tem num funk em que o cara canta : ele é só mais um Silva que a estrela não brilha ...
- Além de me lembrar de um desenho animado cujo o personagem Dino da Silva Sauro ...
Ao escutar isto , levantei – me da minha cadeira, fui até a mesa da recepção e cometei com Sílvia :
- Vamos embora desta academia que esta secretária está debochando de você !
Alguns dias após deste fato , fomos a um evento de escritores da alta sociedade paranaense . Lá sentamos perto de algumas senhoras chiques . Uma das damas perguntou – me :
- De que família você é ?
- Qual seu sobrenome ?
Assim respondi :
- Meu sobrenome é Mallon , senhora .
A mulher indagou – me outra vez :
- E de que descendência européia , você é ?
- Afinal , em Curitiba somos todos praticamente europeus ...
Deste jeito respondi :
- Sou descendentes de espanhóis .
Naquele momento a madame olhou para Sílvia e perguntou :
- E você ?
- Qual é o seu sobrenome ?
Sílvia ficou vermelha e respondeu baixinho :
- Da Silva Pinto .
A senhora fez cara de espanto e exclamou :
- Silva ? !
- Pinto ? !
Depois a madame colocou um guardanapo nos lábios e deu uma risadinha .
Então eu cometei :
- A família Silva foi a mais importante do território brasileiro , a principal desbravadora desde o Brasil – Colônia .
- E quanto ao Pinto , a Sílvia pelo menos tem a vantagem de carregar sempre um com ela . Isto causa inveja a qualquer mulher fogosa .
Minha amiga deu uma gargalhada e saímos daquela mesa .


Luciana do Rocio Mallon e Sílvia da Silva Pinto

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse sobrenome da sua amiga até que não tem nada de tão grave, Luciana. Existe o caso real de um japonês que teve de mudar seu nome - ele se chamava Kumio Tanaka. Depois de muito deboche, não teve outro jeito, recorreu à justiça. rs
Beijo.

Mario

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É verdade, outro caso foi o de uma mulher que tem (ou tinha, sei-lá) o sobrenome "PAU". Dizem que o caso foi real, que inclusive foi publicado em um jornal (ih, rimou) rs... vai saber, né! Se for verdade, imagina o constrangimento... mas com certeza garante umas boas risadas! rs

Aqui está:

Isto é um texto jurídico verdadeiro. O TJ de Brasília recebeu o seguinte requerimento:

Esmeraldas, 5 de Março de 2002.
"Eu, Maria José Pau, gostaria de saber a possibilidade de se abolir o sobrenome Pau de meu nome, já que a presença do Pau tem me deixado embaraçada em várias situações. Desde já, antecipo agradecimento e peço deferimento". Maria José Pau

Em resposta, o tribunal lhe enviou a seguinte mensagem padrão:

"Cara Senhora Pau,
Sobre sua solicitação de remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a retirada do seu Pau, mas o processo é complicado. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a retirada é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do marido se não quiser.
Se o Pau for de seu pai, se torna mais difícil, pois o Pau que nos referimos é de família, e vem sendo usado há várias gerações. Se a senhora tiver irmãos e irmãs, a retirada do Pau a tornaria diferente do resto da família. Cortar o Pau de seu pai, pode ser algo que vá chateá-lo. Outro problema, porém, está no fato de seu nome conter apenas nomes próprios e poderá ficar esquisito caso não haja nada para colocar no lugar do Pau.
Isso sem falar que, caso tenha sido adquirido com o casamento, as demais pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau de seu marido. Uma opção viável, seria a troca da ordem dos Nomes. S e a senhora colocar o Pau atrás da Maria e na frente do José, o Pau pode ser escondido, porque a senhora poderia assinar como Maria P. José. Nossa opinião é a de que esse preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e que, já que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pinto, sempre usei, e muito poucas vezes o Pinto me causou embaraços".

Atenciosamente,
Geraldo Pinto Soares
Desembargador do Tribunal de Justiça - Brasília/DF

* Beijos,
Camila.

Unknown disse...

E lá vai mais piadas de nomes... rs ;-)

ASSALTO JAPONÊS

A policia estava fazendo a maior blitz por conta de um assalto a um banco nas imediações de Carapicuíba, quando interceptaram uma Kombi considerada suspeita, que estava lotada de japoneses.
A policia foi logo gritando:

- Desce todo mundo! - ordena o policial. - Mãos na cabeça!

Eles obedecem em silêncio.

- Agora um por um, vai falando o nome - grita novamente o policial.

E eles foram se apresentando:

- Sartamo Obanko.
- Matamo Okasha.
- Kontiro Nosako.
- Katamo Osnique.
- Saimo Koreno.
- Fugimo Nakombi.
- Osguarda Pararo.
- Tomamo Noku.

Camila.