quarta-feira, 25 de março de 2009

A Pessoa Certa Na Hora Errada e a Pessoa Errada Na Hora Certa


Quando abri meu e-mail e vi que o assunto proposto era "Pessoa certa na hora errada" viajei ao túnel do tempo . Então lembrei – me de uma aula de Literatura ministrada pela professora Eivanice em 1987 . Os alunos estavam distraídos , mas se calaram quando ela disse :
- Hoje o assunto é “ A Pessoa Certa Na Hora Errada . “
- Isto aconteceu com Romeu e Julieta , da obra de Shakespeare , que se apaixonaram na adolescência . O fato deles se encontrarem na juventude , sendo que suas famílias eram contra o romance , é que determinou o momento errado . Afinal se Romeu e Julieta se conhecessem na velhice teriam vivido uma paixão sem um final trágico .
- Outro caso de encontrar a pessoa certa na hora errada foi o romance entre Bentinho e Capitu , da obra Dom Casmurro do Machado de Assis , que acabou por causa da desconfiança . Ora , se os dois tivessem se conhecido em pleno século vinte e um , o problema da suspeita da paternidade do filho seria desvendado num simples exame de DNA .
- Saindo da Literatura e indo para o mundo real . Agora contarei uma história verídica :
- Maria era uma donzela recatada , de dezenove anos de idade , que fazia faculdade . Ela não queria saber de casar cedo. Pois seu sonho era ser executiva . Em seu curso ela conheceu José , da mesma idade , que pediu a sua mão em namoro . A moça ,mesmo apaixonada , recusou o pedido do rapaz temendo que um romance atrapalhasse sua carreira . Afinal ela tinha em sua mente que , para uma executiva , casamento e filhos só poderiam vir depois de trinta anos de idade . Dez anos se passaram . Maria não se casou , porém não se tornou uma executiva apesar de tanto esforço . O primeiro casamento de José não deu certo porque ele era muito imaturo e ciumento . Depois ele tentou esquecer Maria casando com uma mulher baladeira e fútil . Há uma semana atrás José viu Maria numa esquina do centro da cidade e o olhar dos dois falou a mesma coisa : A Pessoa Certa Na Hora Errada .
- Há muitos anos atrás na Suécia , em Estocolmo , bandidos assaltaram um banco e fizeram muitos reféns . Porém uma das moças seqüestradas se apaixonou por um dos marginais . Alguns anos depois os dois se casaram . Por isto a jovem foi taxada , injustamente , de sofrer transtorno mental grave .
Refleti sobre esta aula , que estava nos arquivos da minha mente , e voltei aos dias atuais . Logo pensei :
- Se existe a pessoa certa na hora errada , isto é sinal de que há a pessoa errada na hora certa .
- Desta maneira meu cérebro viajou ao ano de 1992 , quando um bombeiro salvou uma moça de um incêndio , naquela hora os dois se apaixonaram e se casaram três meses depois . Um ano após este matrimônio o casal se separou alegando incompatibilidade de gênios . Isto é um caso espetacular de encontrar a pessoa errada na hora certa . Pois se o bombeiro não tivesse resgatado a moça , hoje ela poderia estar morta . Ele foi um herói , mas não tornou –se a pessoa ideal para dividir a vida com ela .
E você , leitor , já encontrou a pessoa certa na hora errada , ou , encontrou a pessoa errada na hora certa ?


Luciana do Rocio Mallon

7 comentários:

Anônimo disse...

A pergunta a fazer talvez seja: alguém já encontrou a pessoa certa na hora certa? rsrs
Beijo, Luciana.

Mario

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha só...
É difícil, mas conheço quem tenha encontrado.
É uma raridade, claro, mas quem sabe o mesmo não aconteça conosco, não é verdade?
Não podemos perder a esperança. rs
Beijos!

Anônimo disse...

belo texto.
mesmo que não muito vivida me fez pensar nas pessoas que conheci na vida!

Anônimo disse...

Ja pararam para pensar que muitas vezes não seria a pessoa certa na hora errada ou a pessoa errada na hora certa, e sim que esse erro esta em nos mesmas e acabamos colocando a culpa de nossas frustações nas pessoas que julgamos certas ou erradas em nossas vidas... todos os amores que passarem por nossas vidas e nao derem certo iremos dizer que foi a pessoa errada e vise versa , então o problema nao esta nelas e sim em nos mesmas, não procure erros ou acertos em outras pessoas sem antes olhar pra dentro de si mesma . é facil falar que alguem foi errado em nossa vida nos fazendo de vitimas ou de coitadinhas e jogando toda responsabilidade nas costas dos amores que julgamos errado. o erro pode estar em você mesma e não nos outros... pense nisso

Anônimo disse...

Genial, só pena você não ter assinado, anônimo.

Mario

Unknown disse...

Discordo, anônimo!
Há casos e casos...